24 June 2011

Encontro entre tradição, imigração... e "ídolos" de juventude


Num destes dias encontrava-me com uma revista musical nas mãos que continha um artigo sobre o mais recente álbum de um dos meus ídolos de juventude, e nem sequer imaginava que naquelas páginas iria encontrar o assunto do meu primeiro artigo para este blog.
É engraçado que um povo assim tão pequenino (em termos de número) pudesse contribuir de alguma forma na concepção deste álbum. Apenas uma das muitas provas da secular diáspora deste povo de navegadores… que um pouco por todo o mundo, consegui influenciar diferentes culturas deixando (e recebendo também) algo de si mesmos.
Nunca poderia imaginar que… o ukulele fosse uma dessas provas:
“O ukulele é um instrumento musical de cordas beliscadas, semelhante a um violão, mas menor. Tem apenas 4 cordas usualmente afinadas em lá, mi,dó e sol, sendo a corda sol mais aguda que a dó. O ukulele, também muitas vezes chamado erroneamente de guitarra havaiana, tem origem em dois instrumentos tradicionais da Ilha da Madeira (Portugal). O machete madeirense (também conhecido por braguinha, que por sua vez tem origens no cavaquinho português) e o rajão (viola de cinco cordas da Madeira), que foram levados pelos madeirenses, nomeadamente João Fernandes, quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas. Ukelele significa "pulga saltadora" no idioma havaiano.” (in wikipedia).

No comments:

Post a Comment