15 June 2011

Passar o fim de semana ao Porto

O cancelamento do programa de single stage to orbit (SSTO) pela NASA e Lockheed Martin Skunk Works, há cerca de 10 anos e após 1.2 mil milhões de USD gastos, liquidou a minha esperança de conseguir fazer, em vida, 4 horas desde San Francisco ao Porto. Este sonho foi, assim, tomado por entidades privadas e, sempre achei, que sem o apoio de vários estados, estas iriam falhar.


Porém, foi recentemente anunciada mais uma entrada operacional (2014) de um programa de voo espacial privado – Space Exploration Curaçao -, em concorrência com a Virgin Galactic. É certo que os bilhetes, para um pequeno voo orbital de 5 minutos, ainda custam entre 95’000 USD e 200’000 USD. Mas, também é certo, a tecnologia esta a ser desenvolvida…




Espero conseguir ir passar um fim de semana ao Porto…


1 comment:

  1. Sempre achei que, em lugar de se gastar dinheiro em todos estes projectos de voos sub-orbitais, se deveria gastar dinheiro era a construir catapultas e colchões mesmo grandes! Assim, uma pessoa se queria viajar só tinha que ir até à catapulta e pedir ao matemático de serviço para apontar até ao colchão da cidade de destina (ajustando para o vento em questão e, atenção, que isto é mesmo muito importante!). Depois, era só disparar, esperar uns minutinhos a gozar a viagem, aterrar e pronto! Seguir à sua vida!

    ReplyDelete