28 January 2012

Euro cepticismo visto de Londres

Em Portugal poucos questionam a presença de Portugal na União Europeia, apesar dos anos do Euro terem sidos dos piores de sempre em termos de crescimento económico na história da nação. Em Inglaterra é justamente o contrário, são mais aqueles contra o projecto Europeu do que a favor.

Há quem ache que o fenómeno é recente, ou então que vem dos tempos da Senhora Thatcher. É por isso interessante recordar que foi Thatcher quem fez campanha pelo 'Sim' à União Europeia aquando do referendo de 1975 em que 67% dos Ingleses se revelaram a favor da continuidade do UK na EU, nessa altura eram os trabalhistas que eram contra por acharem a Europa 'demasiado capitalista'. Uma ironia realçada pelo subsequente histórico discurso do "I want my money back" de Thatcher em 1988.

Para quem quiser saber mais sobre as origens da turbulenta relação do UK com a Europa, o The Guardian tinha ontem um artigo impressionante pela forma como descreve 8500 anos de euro-cepticismo em poucos parágrafos. Vale a pena ler:

http://www.guardian.co.uk/world/2012/jan/26/britain-proud-home-euroscepticism


No comments:

Post a Comment